''Vamos transformar SC no Estado do Design'', diz presidente da FIESC
05 de dezembro de 2013

''Vamos transformar SC no Estado do Design'', diz presidente da FIESC

''Vamos transformar SC no Estado do Design'', diz presidente da FIESC

Desafio foi feito durante cerimônia que premiou vencedor do concurso de identidade visual da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, lançou um desafio nesta quarta-feira, em Florianópolis: quer transformar Santa Catarina no “Estado do Design”. Segundo Côrte, “a indústria catarinense já percebeu que o design faz a diferença”, disse durante cerimônia de anúncio do vencedor do concurso para criar a identidade visual da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa.

O trabalho do designer Pablo Cabistani, gaúcho radicado em São Paulo, venceu a disputa e vai receber R$ 35 mil. O trabalho buscou traduzir o tema da Bienal catarinense - “design para todos” - e concorreu com outros 90 trabalhos.  Cabistani explica que quis dar “um visual de celebração com um toque popart”. Para Roselie Lemos, Coordenadora Executiva da Bienal Brasileira de Design 2015, “a Bienal agora tem uma cara, que é vibrante, de energia, de vivacidade e de alegria, tudo aquilo que procurávamos”.

Bruno Porto, designer e presidente do júri do concurso, considera que o trabalho vencedor traduz também a diversidade brasileira. “Ele é focado nas pessoas e a função do design é servir a elas, é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, observou, ressaltando que a indústria tem papel fundamental nesse processo.

O evento contou com a presença do gestor de projetos da Apex-Brasil na Gerência de Inovação e Design, Marco Aurélio Lobo, do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni e da diretora executiva do Centro Brasil Design (CBD), Letícia Castro Gaziri.

Júri
Participaram do júri Bruno Porto, designer e curador da Bienal de Design Gráfico da ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil); Lincoln Seragini, consultor de Economia Criativa e proprietário da Seragini/Farné; Adélia Borges, jornalista, escritora e especialista em design escolhida como curadora da Bienal; Roselie Lemos, presidente da SC Design (Associação Catarinense de Design); Letícia Castro Gaziri, diretora executiva do Centro Brasil Design (CBD); Marco Aurélio Lobo, coordenador da Unidade de Inovação e Design da Apex-Brasil; Natalino Uggioni, superintendente do Instituto EuvaldoLoddi (IEL/SC); e Beatriz Carneiro, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Sobre a Bienal
A Bienal Brasileira de Design tem o objetivo de apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design em seu dia-a-dia. Dessa forma, propicia a reflexão sobre o tema e promove a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços.
Cada edição da Bienal ocorre em uma cidade: São Paulo, em 2006; Brasília, em 2008; Curitiba, em 2010; e Belo Horizonte, em 2012. Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão dos eventos esportivos que vão mobilizar o País em 2014 e 2016.
Em Florianópolis, os preparativos para o evento já começaram. Uma exposição com produtos catarinenses que se destacam pelo design rodou Santa Catarina e passou pelo Rio Grande do Sul. Recentemente foi escolhido o nome da curadora, Adélia Borges, que também respondeu pela curadoria da Bienal de Curitiba.
A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela FIESC e pela Associação Catarinense de Design (SC Design).


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