Casa & Construção: confira as principais tendências em marketing e novos negócios para quem investe neste setor
09 de abril de 2018

Casa & Construção: confira as principais tendências em marketing e novos negócios para quem investe neste setor

Casa & Construção: confira as principais tendências em marketing e novos negócios para quem investe neste setor

Dicas são do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae, que orienta empreendedores a conquistarem novos mercados e integrarem o varejo online às lojas físicas

 

A internet e o uso de smartphones mudaram de maneira significativa o comportamento dos consumidores nas últimas décadas: hoje, mais da metade dos brasileiros pesquisa produtos online e 61% dos consumidores leva em consideração avaliações e comentários publicados em redes sociais, segundo pesquisa sobre hábitos de consumo publicada no ano passado pela Digitalks.

 

Por isso, quem atua no varejo físico precisa ficar antenado com as tendências e novidades que surgem no ambiente online e saber transformar as facilidades da pesquisa digital em informação para cativar o cliente em sua loja. A dica é do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, que produz mensalmente relatórios de tendência - que podem ser baixados gratuitamente - para empreendedores do setor de Casa & Construção.

 

O levantamento "Perfil dos brasileiros interessados em casa e construção" (2017) mostra, por exemplo, que as mulheres (74%) casadas (83%) e com idade entre 35 e 59 anos (46%) são as principais consumidoras online deste mercado. Entre as principais áreas de interesse delas estão arquitetura, móveis, decoração e jardinagem. Já os produtos mais procurados por este grupo são móveis para dormitório e quarto infantil, climatizadores, utensílios domésticos e eletroportáteis. Enquanto no comércio eletrônico os objetos de decoração têm preferência, os móveis lideram as buscas nas lojas físicas.

 

Marketing estratégico: como levar experiências sensoriais e novos serviços às lojas

 

Mesmo com o avanço das ferramentas digitais, pesquisa sobre experiência de compra realizada pelo blog Universo Varejo mostrou que 41,5% dos entrevistados preferem comprar em lojas físicas, enquanto 29% optam pelo comércio virtual. Uma estratégia para se diferenciar e atrair mais clientes às lojas físicas é promover ações de marketing de experiência. Para isso, é preciso pensar em novas oportunidades de apresentar e vender seus produtos, além da exposição e de eventuais promoções. Segundo boletim do SIS/Sebrae, o empreendedor deve estudar a forma como o cliente é atraído à loja, entender as necessidades dele e, a partir disso, pensar maneiras diferentes de promover seus produtos.

 

Como o ambiente online está cada vez mais presente, identifique os produtos que seus consumidores mais procuram na internet e estimule-o a conhecer in loco e experimentar na loja física. Além disso, inclua ações de marketing sensorial para captar a atenção dos clientes por meio de apelo visual (psicologia das cores), auditivo (colocar um som agradável que represente o gosto e o perfil dos clientes) ou olfativo (várias marcas desenvolveram aromas próprios para relacionar o cheiro à experiência dentro das lojas).

                                                                       

Além da questão promocional, há também novas oportunidades para agregar serviços e conhecimento aos clientes. O conceito "do it yourself"(faça você mesmo) é uma tendência que está chegando forte ao setor de Casa & Construção, especialmente na comercialização de produtos e materiais que permitam alguma customização ou montagem pelo próprio cliente - algumas lojas também abrem espaço para cursos a interessados neste movimento.

 

Confira aqui algumas dicas selecionadas pelo Sistema de Inteligência do Sebrae para empreendedores do setor de Casa & Construção:

 

  • Crie novas oportunidades de negócio fora do seu ponto de venda padrão.
  • Estude e facilite as interações do consumidor com seus produtos e serviços:  explore ferramentas de relacionamento on e offline para ajudar o cliente;
  • Ofereça um acesso mais intuitivo aos seus serviços nas lojas física ou virtual. O atendimento facilitado e independente torna a compra mais convidativa;
  • Aplique soluções que despertem os sentidos do cliente, seja na parte visual (usando uma paleta de cores que ajude a identificar produtos e passe um sentimento de bem-estar no ambiente da loja), olfativa e auditiva (que aromas e sons são mais agradáveis para o seu perfil de público?).

 


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