Masotti Trends revela os segredos por trás do branding e do posicionamento de marca
25 de julho de 2019

Masotti Trends revela os segredos por trás do branding e do posicionamento de marca

Masotti Trends revela os segredos por trás do branding e do posicionamento de marca

Talk na Masotti do Shopping Casa & Design reuniu mais de 60 profissionais de arquitetura e décor para ouvir as dicas de Gisella Simões, criadora do IDIT Design

 

Nem o tempo frio e chuvoso reduziu o entusiasmo dos inúmeros profissionais da arquitetura, design e décor que lotaram a Masotti Floripa no início de julho. O motivo? Branding. O termo tão falado, mas pouco compreendido, foi o tema que deu o start ao  Masotti Trends - uma jornada de conhecimento com conteúdos relevantes, direcionados para arquitetos e decoradores, que acontecerá ao longo de 2019, na Masotti Floripa.

 

A palestra “Branding e imagem de marca para arquitetura e decoração” foi ministrada pela diretora de marketing do Instituto de Design (IDIT) Gisella Simões. que falou para os mais de 60 inscritos. Os profissionais tiveram acesso a uma fala inteligente e inovadora e descobriram a importância de se ter uma marca eloquente e bem posicionada. 

Marcas com histórias para contar:

 

1 - Tudo importa quando o assunto é marca: as postagens no Instagram, o jeito de se vestir, os elementos gráficos e até mesmo o tom de voz. Cada detalhe exposto, é uma conversa que a marca tem com o mundo. Gisella ensina que para se diferenciar, é necessário criar uma visão de marca consistente “Tenha claro os valores, os atributos e os pilares de atuação da marca. É preciso responder genuinamente: O que eu faço para melhorar a vida das pessoas?”.

 

2 - Para tocar o consumidor ou futuro cliente, é necessário fazer um exercício de identificação. “É totalmente sobre empatia! É se colocar no lugar do outro e entender o que ele quer”, explica Gisella. Já para acertar em qual público investir, o estudo deve ir além da pesquisa de mercado - ela também precisa ser interna: “Faça um exercício de autoconhecimento, saiba quais são as causas que você tem afinidade, entenda o seu propósito e qual a cultura da sua organização”.

 

3 - Ao conhecer os próprios valores e entender quais são as necessidades do público, diferenciar-se dos concorrentes fica quase inevitável. “Deixar claro no que se acredita, cria verdadeiras conexões co

m o consumidor. Ele passa a se enxergar nos projetos e percebe que pode ter suas dores resolvidas por aquele profissional” conta Giselle.

 

Tendências de mercado

Além de falar sobre branding, Gisella também trouxe as principais tendências para o mercado de arquitetura e decoração. Nos próximos dois anos, um nicho pouco explorado promete ganhar destaque: o dos baby boomers. 

 

O público, que nasceu entre 1946 e 1964, hoje ganha pouca atenção, mas possui estabilidade financeira e só precisa de um empurrãozinho para se sentir contemplado por serviços e produtos que ainda não consome.

 

O segredo para atingir os baby boomers é estar aberto para uma boa conversa e apresentar propostas novas com cuidado e disposição. A promessa é de um público leal e disposto a consumir. 

Missão cumprida

Ao final da primeira edição do Masotti Trends, o empresário Rogério Lemos contou que a loja está sempre buscando inovações e que foca em se manter alinhada aos desejos dos seus clientes e parceiros. Era o sinal de que a empolgação que o tema gerou nos convidados não era uma mera coincidência e, sim, resultado de uma escuta ativa que a loja tem com o seu público. Exatamente como um bom posicionamento de marca pede.

 

Se os convidados foram recebidos com um grande sorriso no início do evento, é válido dizer que a alegria foi retribuída ao final. Ao entregar um bom conteúdo para os convidados, os anfitriões deixaram a deliciosa sensação de que valeu a pena enfrentar o frio e a chuva para se ter uma manhã produtiva. Afinal, se a construção de marca se faz com muita troca e conexão, essa missão foi mais do que cumprida.

 

Por: Naiara Lima

Fotos: Fernando Willadino

 


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