Arquiteto: você quer ser um empreendedor de sucesso?
16 de fevereiro de 2018

Arquiteto: você quer ser um empreendedor de sucesso?

Arquiteto: você quer ser um empreendedor de sucesso?

Então acompanhe o material que o Viva Decora preparou especialmente para o blog do Shopping Casa & Design.

 

Empreender é muito, muito, muito difícil.

É estressante, incerto, cheio de decisões não programadas, zero glamour, muitas dificuldades e certamente vai ser mais complicado do que você imagina. Não estou querendo fazer você desistir de empreender, mas é necessário que você entenda que empreendedorismo não é aquele conto de fadas que você vê na televisão ou nas revistas.

 

Ainda mais quando falamos de arquitetura e design de interiores. Infelizmente a faculdade não prepara de forma alguma o aluno para ser um empreendedor.  Não são ensinados conceitos de finanças, contabilidade, marketing, vendas etc. Então, como sair da faculdade, abrir seu próprio escritório e virar empreendedor sem ter tido nenhuma base?

 

Pois é… difícil, né?

 

Por isso, nesse post, vou te mostrar os 6ps que todo profissional de arquitetura que deseja empreender deve focar e aprender.

 

1P - Paradigma

Todo empreendedor é por essência uma pessoa que quebra paradigmas, como foi Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer entre tantos outros profissionais que mudaram a história do Brasil e do mundo. E um dos paradigmas que precisamos quebrar é de que profissionais de interiores não são empreendedores. Empreender nada tem a ver com grandes estruturas ou empresas de renome. Empreender é criar uma visão e ir em busca dela.

 

2P - Propósito

Um dos elementos mais importantes para todo empreendedor é o propósito. Ele pode ser um grande diferencial competitivo. Realizar projetos que tenham alto grau de motivação faz que sua oferta seja mais valiosa para o cliente. Metodologias como a do Círculo Dourado podem te ajudar a criar o seu porquê de existir.

 

3P - Público Alvo

Um dos pontos mais sensíveis para todo o negócio de sucesso é saber segmentar seus públicos-alvo e entender que você precisa criar ofertas e serviços distintos para cada um desses segmentos. Busque ser o mais específico possível e fuja do generalismo. Advogados, médicos e engenheiros são especialistas. Por que profissionais de arquitetura e decoração devem ser generalistas? Entenda melhor a diferença entre público alvo e persona e comece a ter um foco claro na sua carreira.

 

4P - Problema

Todas as empresas existem para resolver problemas e isso não é diferente para os profissionais de interiores. Os clientes têm problemas a serem resolvidos que vão desde ocupar um cômodo vazio, melhorar o espaço para receber a família aos domingos até questões como espaços que refletem personalidade ou estilo pessoal.

 

E você? Que tipo de problema está resolvendo? Qual o seu tipo de arquiteto?

 

5P - Proposta de Valor

É aquilo que mostra para o seu futuro cliente porque ele deve contratar você e não os demais profissionais da área. Você pode criar uma proposta de valor para cada segmento específico e conjugar uma série de elementos como bom atendimento, estilo, design etc.

 

6P - Pântanos

Nós usamos a palavra pântano para definir aqueles mercados que não são cheios de status, mas que frequentemente tem menos concorrência. Nesses locais é possível encontrar vários clientes que precisam de arquitetura e design de interiores, mas que muitas vezes são negligenciados pelo mercado, pois não dão retorno em status e mídia. Veja outras possibilidades do mercado de trabalho de arquitetura.

 

Colocando em prática os 6ps do arquiteto empreendedor

Você notou que ainda não falei de marketing, vendas e outros assuntos que também são essenciais para todo escritório, certo? Isso porque de nada adianta você ter um Instagram ou Facebook se você não sabe quem é seu público, para quem você vai vender e qual o seu diferencial. Você precisa primeiro fazer o básico para depois ir adiante e crescer na carreira! Caso queira entender melhor todos os passos de um arquiteto de sucesso nós temos um curso gratuito de Ciclo do Encantamento.

 

 

Por Pedro Renan, Gerente de Marketing B2B da Viva Decora


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